APANHA E EXTRACÇÃO: As azeitonas foram apanhadas à mão para pequenas caixas perfuradas, e transportadas para o lagar no final do próprio dia. Depois foram lavadas e imediatamente esmagadas usando a mais recente tecnologia de extracção a frio, sendo o azeite mantido em atmosfera inerte em cubas de inox até ao engarrafamento, no sentido de preservar toda a fracção organoléptica deste azeite.
“A minha Família, com origem no Douro Superior, está desde sempre ligada à olivicultura e produção de azeite. Desde pequeno fui habituado à cultura do azeite em toda a cozinha, o que me levou, à Riviera Ligure, em Itália, fazer um curso de prova profissional de azeite virgem extra na célebre ONAOO - Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio di Oliva. Esta selecção de pequenos lotes de azeite das variedades Madural, Negrinha de Freixo e Cornicabra lembra-me os azeites de lagar da minha infância, os aromas e sabores dos azeites de Família.
Notas dominantes de azeitona muito fresca, amendoado fino e elegante tão característico dos azeites do Douro Superior com notas vivas de tomate seco.
Paladar fresco e vivo, com picante muito discreto a denotar a excelência deste azeite.”